sexta-feira, 29 de março de 2013

CAÇADAS


No ano passado fui numa caçada,dessas ocasional de fim de semana tudo corrido.fomos em cinco pra ficar de sabado pra domingo arrumei minha tralha nas carreiras e fui na casa de um dos companheiros onde tava marcado pra nois se reuni pra descer de rio a baixo.
  Eu estava ancioso pois depois de um ano estando morando na cidade de varzea grande,tudo arrumado e fui la cheguei era 11:00 como combinado alguns deles se atrasou um pouco.almoçamos e ate que enfim descambamos de rio a baixo numa rabeta faltava uns 10 minutos de descida ate o ponto do barraco,e tres do cumpanheiros desceram em terra firme e entraram no mato em busca de fruteiras e queixadas.eu e o rodrigo chegamos no barraco,e ficamos arrumando as coisas,e aguardando a chegada deles.eu grilado ja era quase 2:00 da tarde e nada,e eu preocupado pois não tinha saido pra arrumar espera nenhuma.num foi nada  e eles ponharam a cara no barraco,nessa volta acharam tres pes de tucum caindo as frutas tava so a nata,um pe tinha dois montinhos de coco ruido outro pe tinha uns seis,ate ai ja tinhamos arruma tres esperas boas.mas fltava a minha e do rodrigo entramos na canoa e descemos mais um pouco ate a estrada de SANTA   ELENA era a estrada de uma fazenda,entramos de mata a dentro anda aki,sai ali,e ate que o tal rodrigo não ve um buraco coberto de folhas,cai dentro enfiando a perna nisso os espinhos de uma folha de tucum entram na sua coxa,quase não aguentou andar,mas seguimos em frente com ele puxando a perna direita,depois de muito tempo em caminhada,rodrigo achou a espera dele,era um pe de florzinha tava so a capelinha e tinha um carreiro bem batido de paca que atravessava por baixo de um pau.ajudamos ele a fazer sua espera pois mal aguentava andar.de ois de terminado,afiamos mais um pouco,atravessamos a estrada de um lado pra outro e descemos no sentido do rio,depois de ums 250 metros descendo achei um pe de  florzinha dentro de um cipoeiro,tava bom cortei as varas longe e deixei cortado para fazer a espera quase na hora de subir,voltamos ao barraco pra pegar as mochilas com a tralhas,cordas pra rede,etc
   voltamos meio ligeiro pois a minha espera e a do rodrigo era a mais longe,a minha dava uns 600 metros na estrada e entrava uns 250 metros abaixo,e a do rodrigo um pouco menos,por causa do tucum,o sol ja lambia as 6:00 terminei o jirau e subi as pressas,ficamos nesta espera ate as 10:30 da noite e o rodrigo desceu,o sangue esfriou e os espinhos que ficaram começaram a latejar,ele deu uma buzinada com o cano da sua 28.e eu logo persebi que ele num tava bem,não matamos nada nesta noite,o outros três cumpanheiros chegaram era 00:30 todos com sono,os pes de coco tava tão bom que chamei o luciano pra voltarmos eu e ele para as esperas de coco e fazer espera de noite toda,mas ele se recusou.
  o jeito era dormi,na madrugada fes um frio terrivel,não dava pra dormir apenas cochilava,enfim amanheceu,pegamos as tralhas e subimos rio acima isso era mais ou menos umas 7:00 da manhã,numa dessas encostaram a canoa na beira de um barranco meio alto e o paraguai desceu com um tambor de soro de leite ia jogar num barreiro de queixada,eu falei vai sem a espingarda,ele respondeu so la joga e volto,dai eu saltei da canoa com a minha 28 uma cbc  e falei vo la tambem,saimos devagar na picada andamos uns 150 metros e quando iamos chegando a surpresa tava preto de porco no barreiro,ele agachou e disse vai na frente e ve se mata um,sai devagar e agaixado,que eu escuto um barulho quebrando pa trais eu olhei e vi o luciano meio longe vinha vindo com tudo alertei o paraguai ra avisar ele,ele avisou e veio devagar,eu tava quase entrando dentro do barreiro,pois o vento estava a favor,olhei pra esquerda vinha um dos guardas que ficam em volta cuidando do bando no barreiro,armei a 28 quando ele saiu no limpo rastei o dedo,a pipoca estralou num ecoo que rasgou de mato a fora e foi sunindo,o porco caiu de lado,levantou e saiu doido no mundo,nisso o luciano passo correndo com uma 22,eu desci por baixo pra tenta cerca o bando de queixadas mas não consegui ,quando e fé escutei dois estalo da 22 sai correndo,cheguei la,perguntei a ele: e ai mato algum,ele disse:nada é o seu porco que tava morrendo,ele tinha atirado no meu porco acabando de morrer,o porco correu uns 30 metros ate cair,depois de limpo fui conferir o estrago que tinha feito. tiro pego atras das mãos,o chumbo atravesso o bofe,pulmão,e dois chumbo 3T arranhou o coração ...bom pessoal essas foi uma caçadas que fis no norte do mato grosso num rio pequeno chamado parado,ele desagua no teles pires...

abraços weslley

Um comentário: