sexta-feira, 29 de março de 2013

SOBRE LUNETAS E COMO REGULAR



 
           Lunetas, acessórios indispensáveis para a pratica de tiro de precisão ou tiros à longa distancia. Um atirador que queira acertar alvos à 25 metros ou uma maior distancia necessita equipar a sua carabina com luneta adequada para cada categoria de tiro esportivo.
         Caso a luneta seja montada em uma carabinas 22  a luneta deve ser resistente e precisa de um mount que a segure firme no lugar para evitar movimentos bruscos e vibrações extras .


                                                      Mount simples
 MOUNT_SIMPLES
        Em carabinas de grande potencia, utiliza-se mount único para melhor fixação da luneta no trilho da carabina . A luneta for instalada em uma carabina 22 , não é necessário que ela seja de construção robusta, pois esses tipos de carabinas não possuem um recuo significativo que pode causar danos à luneta . 
         Existem varias lunetas no mercado, alguns modelos, chamam atenção pela aparência, são baratas e parecem ser boas ... Mas não tem como avaliar uma luneta pela aparência muito menos pelo preço. Deve-se avaliar pela resistência, qualidade das lentes, retículo e revestimento, lentes de boa qualidade e revestimento não distorcem a imagem e são menos afetadas por clarões, além de manter a luminosidade e durarem muito mais tempo.
          Depois de avaliar a qualidade e resistência da luneta, deve-se ter em mente o que a luneta precisa ter para a modalidade de tiro em que sera usada.
          Uma luneta que será usada continuamente, deve ser ainda mais resistente, pois o tranco e vibrações serão constantes e a luneta tende a desregular com mais facilidade. 
         Se for atirar em alvos posicionados em distancias variadas , a luneta deve ter ajuste de magnitude ( zoom ) , para disparos com pouca luz, é necessário uma luneta com grande objetiva e tiros a noite ou final de tarde, retículo iluminado facilita a visualização do alvo.

         As lunetas com ajuste de magnitude, são as que podem ajustar o ' zoom ' da luneta no alvo , tornando mais fácil ver os alvos e atirar a distancias variadas sem precisar regular novamente a luneta.
           Dentre as configurações dessas lunetas, as mais comuns são as 4x20, 4x32, 3-9x32 e 3-9x40, que significa que a luneta pode ampliar a imagem de 3 a 9 vezes e a objetiva é de 40 mm, quanto maior a objetiva, maior a capacidade de obter luz de entrada da luneta.
Em todos os casos de lunetas, os números antes do " x " representam quantas vezes a luneta amplia a imagem e depois do " x " representa o tamanho da objetiva.
            Além das lunetas com ajuste de magnitude, existem as de magnitude fixa, como por exemplo a 4x32, que é uma das mais usadas, é uma luneta que serve para tiros em uma única distancia, nesse caso de 4x32, a distancia em que é mais usada é para 10 metros porem, pode ser regulada para outras distancias também .
  Formas de retículos
         O Cross Hair (Inglês), que nós chamamos de retículo, são as linhas que se cruzam na lente da luneta, formando um " + '' que  utilizamos para mirar. O retículo tem grande importância na luneta e existem vários tipos de retículo . 
      Alguns dos mais conhecidos são:
* Fine Cross Hair - é o mais simples de todos, duas linhas finas que se cruzam,  facilita a visão em alvos menores  .
*Duplex Cross hair - um dos mais usados, ele possui extremidades mais grossas e o centro é composto por 2 finas linhas que se cruzam, possibilitando ao atirador compensar o vento e a distancia com mais facilidade .
* Mil-Dot - basicamente , possui pontos que ajudam a calcular a distancia entre o atirador e o alvo.

Paralaxe:
          É comum ouvir os atiradores mais experientes falarem sobre o “paralaxe” e muitas pessoas não entendem o que é “paralaxe” Quando atiramos varias vezes em um alvo, principalmente em longas distancias, mirando sempre no mesmo lugar os disparos parece que atingem  pontos diferentes, pode não sera a munição, pode não ser a carabina ... Pode ser o erro de paralaxe. Para entender o erro do  paralaxe faça o seguinte: Faça uma cruz com os dedos indicadores de cada mão (+)  mantenha a parada e mire na fechadura da porta, agora sem mudar a mão de lugar mexa a cabeça para os lados e vera que o ponto de mira também muda.  Bom , esse é o erro de paralaxe .

Como a luneta elimina o erro de paralaxe ?
Para entender melhor, vamos de novo usar os dedos 

 Faça novamente o (+) com os dedos, coloque encostado na fechadura da porta e mire, agora mude a cabeça de lugar e sua mão vai continuar mirando na fechadura, porque a fechadura e o retículo (feito de dedos) estão no mesmo plano.
           Para corrigir o paralaxe, algumas lunetas possuem AO ( Ajustable Objective ) que serve para corrigir o erro de paralaxe .
Regulagem de lunetas:
           Antes da regulagem da luneta , é necessário certificar-se de que a luneta está bem alinhada, se estiver levemente inclinada para um dos lados isso afetará no desempenho no campo de tiro e pode levar ao erro do paralaxe.  A regulagem de lunetas no começo pode ser um pouco complicada, pois o atirador ainda não conhece o material que tem em mãos, com o passar do tempo e lógico com treino e pratica o atirador passa a conhecer e dominar o equipamento com que atira, isso leva a ter mais facilidade para regular lunetas e consequentemente, obter um melhor resultado nos disparos .

Como regular sua luneta!

        Em lunetas, principalmente de magnitude fixa, é necessário zerar a luneta para depois regular.
         Para zerar a luneta é bem simples , porem pode levar algum tempo.  Após colocar a luneta na carabina, gire as torres de elevação e ajuste lateral até o fim, depois, volte até o começo, contando os cliques. Em seguida, gire novamente até a metade dos cliques, e pronto sua luneta está zerada. Normalmente, após fazer isso a luneta fica zerada para 15 jardas (aprox. 13.71 metros) Depois de zerada, vem a parte da regulagem da luneta, um método eficiente, simples e fácil:
Coloque a carabina (já municiada) e travada, apoiada em uma superfície plana pode ser um Sand-Bag, na falta deste acessório pode se fixar em uma morsa para que no momento do disparo a carabina não se movimente.
      Mirando no centro do alvo, dispare e veja a onde o chumbinho acertou o alvo importante não mechar a carabina.
Observe onde o tiro acertou, proceda da seguinte forma, gire as torres de elevação e de ajuste lateral de sua luneta até que fique exatamente em cima da furo feito no alvo, recarregue a carabina, atire fazendo visada no mesmo  local do tiro anterior, a tolerância é de no máximo 25 mm para agrupamento, caso isso não ocorra, repita o processo até que o tiro acerte dentro ou bem junto ao tiro existente.
       (Importante: A regulagem deve ser feita com a mesma marca e modelo de munição que será disparado com maior freqüência, pois a regulagem pode mudar de acordo com cadamunição . )
Deve-se regular sua luneta sempre que perceber uma mudança no ponto de impacto dos disparos na distancia em que ela foi regulada, quando os tiros começam a atingir outros pontos do alvo, o local visado, significa que está na hora de regular novamente sua luneta.

28 comentários:

  1. Ola, tenho uma Carabina Hatasan 125 Sniper, cal 5.5, qual luneta vc indica para usar nela? de preferencia uma não tão cara.

    ResponderExcluir
  2. Nikkostirling gold craw é a melhor.

    ResponderExcluir
  3. Nikkostirling gold craw é a melhor.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tenho uma carabina CBC f22 qual a melhor luneta para ela?

    ResponderExcluir
  5. Olá, tenho uma carabina CBC f22 qual a melhor luneta para ela?

    ResponderExcluir
  6. Uma dúvida, coloco à carabina no SandBag, disparo. Quando vou ajustar as torres horrível e vertical, logo no primeiro click a carabina já sai do lugar, e perco a referência. Não tenho morça. Ten alguns outra opção?

    ResponderExcluir
  7. Uma dúvida, coloco à carabina no SandBag, disparo. Quando vou ajustar as torres horrível e vertical, logo no primeiro click a carabina já sai do lugar, e perco a referência. Não tenho morça. Ten alguns outra opção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enche uma sacola de areia, enrola a mesma com um pano e deixe um uma superfície fixa.

      Excluir
  8. Uma dúvida, coloco à carabina no SandBag, disparo. Quando vou ajustar as torres horrível e vertical, logo no primeiro click a carabina já sai do lugar, e perco a referência. Não tenho morça. Ten alguns outra opção?

    ResponderExcluir
  9. A sugestão do Blog é perfeita e tenho bastante experiência nisto. A dificuldade é a correta fixação da arma para não haver nenhum movimento entre o tiro inicial e o segundo de ajuste da mira da luneta no ponto do tiro do primeiro disparo. Amarre a arma com aqueles cabos elásticos de garupa de moto. É perfeito.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!
    Tenho uma luneta nikko stirling gold crown 4x32 a torre de elevação não está funcionando ela gira mais o retículo não sai do lugar alguém sabe o que fazer?
    Ou alguém que dê assistência técnica?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!
    Tenho uma luneta nikko stirling gold crown 4x32 a torre de elevação não está funcionando ela gira mais o retículo não sai do lugar alguém sabe o que fazer?
    Ou alguém que dê assistência técnica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo... estou com o mesmo problema numa RIFLESCOPE 6X24X50, CONSEGIU ALGUMA SOLUÇÃO?

      Excluir
  12. Ola tenho uma luneta snauzer 4x32.. a cada 6 a 9 tiros ela sai de foco... alguma sugestão? Obg

    ResponderExcluir
  13. Ola tenho uma luneta snauzer 4x32.. a cada 6 a 9 tiros ela sai de foco... alguma sugestão? Obg

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho rif cal 22 que lunetas recomenda que eu a use nele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia atiradorIvani rifle 22 fogo circular nao tem recuo significativo então não precisa de lunetas muito fortes !! O ideal évc saber quantos jaules seu rifle tem e comprar uma luneta se baseando em jaules ok

      Excluir
  15. Minha luneta sai da mira quando dou zum isso é normal?

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Um jeito fácil de regular sem precisar fixa a carabina e mira no alvo é da o primeiro disparo! Veja onde pegou e more denovo no meio do alvo é veja novamente onde pegou! Faça isso até o disparo chega no centro do alvo! Esse método gasta um pouco mas de chumbinho mas funciona!funcionou comigo

    ResponderExcluir
  18. Sobre o zum sair da mira regulada é a qualidadeda luneta !! Comprei uma hero 6x25x50 essa nao muda o ponto de tiro quando damos mais zum !!

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, tenho Carabina 5.5 CBC montenegro special com luneta 3-9x40 tasco com reticulo iluminado. Fiz todos os procedimentos de zerar a luneta. No momento de regular a mira, cheguei no ultimo de cliques para baixar o tiro e ele não desce mais. O tiro está batendo 3 pontos acima. Como devo proceder?? Obrigado! FERNANDO e-mail: fgomes1971@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema, primeira regulagem dela e esta no final do curso, alvo a 15 metros jogando 18 cm acima.

      Excluir
  21. A mola interior se moveu, somente desmontando a luneta.

    ResponderExcluir
  22. Como regular a luneta de visão noturna r z 5

    ResponderExcluir